Euritmia Nordeste

Curso de Formação em Euritmia

1º Curso de Formação em Euritmia no Nordeste

Proposta inovadora que ora se apresenta ao público surgiu da parceria entre Escola Waldorf Micael (Curso de Formação Waldorf de Fortaleza, Ceará) e FEART (Formação em Euritmia Artística), através da observação dos fenômenos pedagógicos, sociais e econômicos no meio educacional Waldorf em nosso país.

O euritmista-professor formado nesse curso terá uma ampliação de possibilidades dentro de escolas e poderá colaborar para o processo de implantação e desenvolvimento de iniciativas, com mais consciência, a partir da capacitação em gestão participativa.
Em relação à escolha da formação em Euritmia, entende-se que os elementos básicos da mesma: movimento, fala, gesto, música, são os mesmos que atuam com fundamental importância no desenvolvimento infantil.
É um curso mais exigente em questões como tempo de duração e programa de trabalho porém mais potente na capacitação de profissionais que poderão fazer a diferença em qualquer instituição.
Conheça um pouco mais do sobre

Euritmia

Diferentemente das artes plásticas, a euritmia não lida com materiais, mas com um instrumento: o próprio ser humano que, de forma sutil, reproduz com gestos os movimentos realizados pelo aparelho fonador ao cantar e falar. Juntamente com a música e a poesia, o euritmista expressa suas vivências mais íntimas. Segundo Rudolf Steiner, a euritmia é a fala visível. 

 

A Euritmia é uma nova forma de dança que vem sendo amplamente desenvolvida desde 1912, especialmente na Europa (Alemanha, Holanda, Suíça e Inglaterra), desde o início deste século. Inúmeras pesquisas nas áreas da Educação e da Medicina de inspiração antroposófica levaram à sua adoção no currículo das mais de 400 Escolas Waldorf em todos os continentes e como complemento terapêutico em diversos países.

Euritmia, uma fala visível.

A euritmia é a uma forma de expressão artística que combina movimento, ritmo e expressão sonora.

 
Euritimia nordeste
ABRE
Espetáculo
Na vida Escola
Projeto Suiça

Benefícios da Euritmia

Para quem?

Para aqueles que sintam alegria em expressar com o corpo o que se movimenta na alma.

Para participar, você deve possuir Ensino Médio completo. Não recomendado para gestantes.

Reconhecimento

A Formação confere ao aluno as bases artísticas da Euritmia, com o domínio das quais ele poderá atuar nas mais diversas áreas da sociedade. A Especialização Pedagógica, permitirá a atuação na área da educação. A Formação Artística é também pré-requisito para a Especialização em Euritmia Terapêutica e Euritmia Laboral.

O aluno receberá o certificado reconhecido pela Seção de Artes Oratorias e Musicais do Goetheanum, Dornach, Suíça.

Sobre a Formação

nos 8 meses que não acontecem módulos anuais

 

Observações: 

  • Orientação espacial e afinação do instrumento corporal.
  • Conscientização da estrutura óssea e muscular, como base do movimento.
  • Elementos básicos da fala.
  • Vogais e consoantes.
  • Melodia, ritmo e compasso em suas expressões espaciais.
  • Elementos Euritmicos Pedagógicos I
  • O elemento tempo no movimento.
  • Primeiros elementos estruturais coreográficos.
  • A palavra.
  • Elementos gramaticais, dionisíacos e apolíneos. Intervalos musicais.
  • Escalas, modos e polifonia.
  • Desenvolvimento de coreografias individuais poéticas e musicais.
  • Cores no movimento.
  • Elementos Euritmicos Pedagógicos II
  • A expressividade do gesto.
  • Conscientização da própria situação estrutural.
  • Gestos psicológicos.
  • Qualidades planetárias do universo humano.
  • A cor no movimento.
  • A frase.
  • Centro e periferia.
  • Diálogo.
  • Elementos líricos, épicos e dramáticos.
  • Harmonia e contraponto nas suas expressões espaciais.
  • Coreografias de repertório poéticas e musicais.
  • Elementos Euritmicos Pedagógicos III
  • Estilos individuais e de época na poesia e na música.
  • Princípios zodiacais de estruturação na atuação humana.
  • Fraseado musical.
  • Poesia e música contemporânea. 
  • Caracterização de personagem.
  • Elementos Euritmicos Pedagógicos IV
  • Criação e elaboração do espetáculo de conclusão.
  • Noções básicas de figurino, iluminação, elaboração de projetos e organização.
  • Tournée.
  • Trabalhos individuais
  • Elementos básicos da música;
  • Teoria musical e harmonia;
  • Conhecimentos básicos do aparelho fonador.;
  • Exercícios de recitação;
  • Estilos poéticos;
  • Poética;
  • Antroposofia e sua visão antropológica;
  • História da Dança e da Euritmia;
  • Geometria e desenho de forma;
  • Introdução à História da
  • Filosofia;
  • Epistemologia e Estética;
  • Antroposofia;
  • Noções de Anatomia;
  • Embriologia;
  • Processos sociais e Administração de Conflitos;
  • Noções de Astronomia e Geografia;
  • Dramaturgia.
  • No 5º ano completa os estudos eurítmicos se formando em Euritmia Artística e Pedagógica.

Coordenadores

Ana Teresa Penteado

Formou-se em Pedagogia pela PUC de São Paulo e em Terapia Artística pelo Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos, área na qual atua há mais de 15 anos. Formou-se em Euritmia, com especialização na área pedagógica reconhecida pela Secção de Artes Oratórias e Musicais do Goetheanum, Suíça e especialização em Euritmia Terapêutica reconhecida pela Seção Médica do Goetheanum, Suíça e atua nessa área com atendimentos particulares Participou do Grupo de Euritmia de São Paulo, com turnês pelo Brasil e Europa. É professora e coordenadora da Formação em Euritmia no Brasil. Ministrou curso na Pós-Graduação em Pedagogia pela Uninove, SP, ministra aulas de Euritmia dentro das formações da ABMA, Adigo, Massagem Rítmica, Terapia Artística e em cursos livres com diferentes temáticas. Atua na área pedagógica em escolas de educação infantil.

Claudio Bertalot

Claudio Bertalot​

Master of Arts pela Alanus University, Alemanha. Violoncelista da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu, formou-se em euritmia em 1984 pelo Instituto de Pedagogia Annener Berg, na Alemanha, onde lecionou durante 4 anos. Em 1988 participou da fundação do Grupo de Euritmia de São Paulo, com o qual se apresentou em inúmeras cidades da América do Sul, Estados Unidos e Europa. Participou da Fundação da Formação em Euritmia no Brasil onde é docente responsável até hoje. Foi convidado a lecionar epistemologia no curso de Pos-Graduação da Geografia na USP. Professor docente da especialização em Agricultura Orgânica e Bio-Dinâmica pela UNIUBE. Ministrou curso na Pós-Graduação em Pedagogia da Uniitalo e no Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco.

Patricia Ghirello Bertalot

Patricia Ghirello Bertalot

Bailarina formada pela Royal Academy of Dancing e euritmista, com especialização na área pedagógica, reconhecida pela Secção de Artes Oratórias do Goetheanum, Suíça. Atuou como bailarina nos grupos mais renomados do Brasil, como Cisne Negro e Grupo Corpo. Foi convidada por Ivaldo Bertazzo para trabalhar como sua assistente no espetáculo “O Cavaleiro da Rosa”. Formou-se em Reorganização do Movimento com Ivaldo Bertazzo. Apresentou-se com o Grupo de Euritmia de São Paulo em inúmeras cidades da América do Sul, Estados Unidos e Europa. É hoje docente responsável da Formação em Euritmia no Brasil. Coreografou a abertura e encerramento dos Jogos Abertos do Interior e a abertura dos Jogos Regionais de Idosos em Botucatu. Ministrou curso na Pós-Graduação em Pedagogia da Uniitalo, na especialização em Agricultura Organica e Bio-Dinamica pela UNIUBE e no Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco.

Renate Nisch

Formou-se na Academia de Euritmia de Haia, Holanda. Master of Arts pela Alanus University, Alemanha. Membro por cinco anos do Ensemble de Eurtimia de Haia, com turnês por toda a Europa. Atuou como professora de Euritmia para crianças e adolescentes em diferentes escolas em São Paulo e na Holanda durante 20 anos. Membro fundador do Grupo de Euritmia Artística de São Paulo, com turnês pela Europa, Estados Unidos e América Latina. Desde 1993 é docente responsável pela concepção e realização da Formação em Euritmia artística (FEART), e pela formação de Euritmia terapêutica (Fet) no Brasil. Foi tutora e mentora das formações no Chile e na Argentina. É membro da Diretoria da Associação Brasileira dos Euritmistas (ABRE). Participou como euritmista e coreógrafa em vários espetáculos nos últimos 20 anos. Mora em São Paulo.

Ana Teresa Penteado

Formou-se em Pedagogia pela PUC de São Paulo e em Terapia Artística pelo Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos, área na qual atua há mais de 15 anos. Formou-se em Euritmia, com especialização na área pedagógica reconhecida pela Secção de Artes Oratórias e Musicais do Goetheanum, Suíça e especialização em Euritmia Terapêutica reconhecida pela Seção Médica do Goetheanum, Suíça e atua nessa área com atendimentos particulares Participou do Grupo de Euritmia de São Paulo, com turnês pelo Brasil e Europa. É professora e coordenadora da Formação em Euritmia no Brasil. Ministrou curso na Pós-Graduação em Pedagogia pela Uninove, SP, ministra aulas de Euritmia dentro das formações da ABMA, Adigo, Massagem Rítmica, Terapia Artística e em cursos livres com diferentes temáticas. Atua na área pedagógica em escolas de educação infantil.

Claudio Bertalot

Claudio Bertalot​

Master of Arts pela Alanus University, Alemanha. Violoncelista da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu, formou-se em euritmia em 1984 pelo Instituto de Pedagogia Annener Berg, na Alemanha, onde lecionou durante 4 anos. Em 1988 participou da fundação do Grupo de Euritmia de São Paulo, com o qual se apresentou em inúmeras cidades da América do Sul, Estados Unidos e Europa. Participou da Fundação da Formação em Euritmia no Brasil onde é docente responsável até hoje. Foi convidado a lecionar epistemologia no curso de Pos-Graduação da Geografia na USP. Professor docente da especialização em Agricultura Orgânica e Bio-Dinâmica pela UNIUBE. Ministrou curso na Pós-Graduação em Pedagogia da Uniitalo e no Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco.

Patricia Ghirello Bertalot

Patricia Ghirello Bertalot

Bailarina formada pela Royal Academy of Dancing e euritmista, com especialização na área pedagógica, reconhecida pela Secção de Artes Oratórias do Goetheanum, Suíça. Atuou como bailarina nos grupos mais renomados do Brasil, como Cisne Negro e Grupo Corpo. Foi convidada por Ivaldo Bertazzo para trabalhar como sua assistente no espetáculo “O Cavaleiro da Rosa”. Formou-se em Reorganização do Movimento com Ivaldo Bertazzo. Apresentou-se com o Grupo de Euritmia de São Paulo em inúmeras cidades da América do Sul, Estados Unidos e Europa. É hoje docente responsável da Formação em Euritmia no Brasil. Coreografou a abertura e encerramento dos Jogos Abertos do Interior e a abertura dos Jogos Regionais de Idosos em Botucatu. Ministrou curso na Pós-Graduação em Pedagogia da Uniitalo, na especialização em Agricultura Organica e Bio-Dinamica pela UNIUBE e no Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco.

Renate Nisch

Formou-se na Academia de Euritmia de Haia, Holanda. Master of Arts pela Alanus University, Alemanha. Membro por cinco anos do Ensemble de Eurtimia de Haia, com turnês por toda a Europa. Atuou como professora de Euritmia para crianças e adolescentes em diferentes escolas em São Paulo e na Holanda durante 20 anos. Membro fundador do Grupo de Euritmia Artística de São Paulo, com turnês pela Europa, Estados Unidos e América Latina. Desde 1993 é docente responsável pela concepção e realização da Formação em Euritmia artística (FEART), e pela formação de Euritmia terapêutica (Fet) no Brasil. Foi tutora e mentora das formações no Chile e na Argentina. É membro da Diretoria da Associação Brasileira dos Euritmistas (ABRE). Participou como euritmista e coreógrafa em vários espetáculos nos últimos 20 anos. Mora em São Paulo.

Conheça o local

Onde será realizada a formação?

Ficou interessado em nossa formação em Euritmia?

clique no botão abaixo para entrar em contato conosco

Apoio

Realização

Associação para o Desenvolvimento da Antroposofia – ADEANT
| CNPJ: 10.805.136/0001-22 |

©2024 - Todos os Direitos Reservados